PROJETO

 

CONSOLIDAÇÃO DOS PLANOS DIRETORES DE DRENAGEM

 

 

RESUMO

 

Este trabalho contém a análise e o mapeamento de dados e informações técnicas sobre problemas de drenagem nos municípios da Região Metropolitana de São Paulo dividida, para efeito desse estudo, em seis regiões hidrográficas.

 

São descritos os diversos planos e projetos existentes desenvolvidos pela Emplasa-Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo SA -, DAEE-Departamento de Águas e Energia Elétrica -, Sabesp-Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - e Prefeitura Municipal de São Paulo, as obras e serviços já executados e em execução e a situação atual dos sistemas de drenagem. São definidos projetos, serviços e obras considerados prioritários nos diversos municípios, estimados os custos dessas medidas e proposta uma hierarquização de prioridades para a implantação das intervenções recomendadas.

 

São feitas considerações a respeito da importância do sistema de drenagem no planejamento urbano. A ausência de diretrizes de drenagem relativas ao uso e ocupação do solo nas bacias em processo de urbanização tem levado ao agravamento e multiplicação dos problemas de inundação. Objetivando promover uma gradual eliminação desses problemas na Região Metropolitana de São Paulo-RMSP -, são propostas diretrizes metropolitanas de drenagem de águas pluviais, devidamente compatibilizadas com as diretrizes gerais do uso do solo do Plano Metropolitano de Desenvolvimento Integrado-PMDI. Estas diretrizes de drenagem são especificadas para cinco áreas da RMSP, com tipos distintos de ocupação do solo: Núcleos Isolados, Área de Proteção aos Mananciais, Área Urbanizada Consolidada, Área Urbanizada em Consolidação e Área em Urbanização. Uma relação de bacias hidrográficas da RMSP, classificadas segundo as características de sua urbanização, é apresentada com a indicação de trechos críticos de drenagem, as intervenções necessárias e respectivos custos estimados. Contém três mapas da RMSP com delimitação de áreas conforme tipo de ocupação do solo, limites de sub-bacias e áreas inundáveis.

 

 

DOCUMENTOS

 

01.  Relatório Final da 1ª Fase.  São Paulo, 1980.  v.1, 126p.

 

02.  Relatório Final da 2ª Fase: Diretrizes Metropolitanas de Drenagem de Águas Pluviais.  São Paulo, 1980.  23p. il.,tab., 3 mapas.